quarta-feira, 11 de julho de 2012

Pais e Filhos

De acordo com as estatísticas cada vez mais vem crescendo o numero de pais que trabalham, oito horas ou mais por dia para trazer o sustento e a provisão do seu lar e assim oferecer uma qualidade de vida e bem estar a sua família, jornada essa que exige esforço, perseverança, determinação e tempo.
As mulheres ganhando cada vez mais seu espaço no cenário profissional, politico e social, exercendo cargos jamais cogitados pela sociedade masculina, recebendo autoridade para reger e exercer papéis políticos e federais, quando também galgando diretorias, gerências, e empreendendo negócios prósperos de pequenas, medias e grandes empresas, isso é fato. Homens correndo contra o tempo, buscando qualificar-se cada vez mais para almejar o patamar ou posição almejada ou tão sonhada, dedicando todo o seu tempo para essa conquista.
Mas o cenário que desejo compartilhar com vocês é outro quase oculto e que por muitos passam despercebido, chegando ser tão silencioso, que nem em sussurros é ouvido. Filhos gritando dentro de si por atenção, filhos sonhando em tê-los como melhores amigos seus próprios pais, filhos que vão crescendo e não vão se entendendo com aqueles que deveriam entendê-los e compreende-los “seus pais”.
O tempo com tantos compromissos levam pais a deixarem de exercer seu principal papel de progenitores em serem educadores, amigos, espelho “referencial”, confidente, aconselhador, orientador, essas obrigações muitas vezes são transferidas para avós, tias e tios, professores, secretaria do lar, colegas, televisão ou a internet, algo perigoso que é preciso darmos atenção pais, pois com a velocidade das informações que hoje é tão visível, com o desenvolvimento de tantas ideias e informações que em muitas as vezes são de valores distorcidos, entram no coração dos filhos e sobem como interrogações a vossas mentes, e ali ficam perturbando suas imaginações e indagações, ou seja os chamados por que? e para que? Conhecimentos que precisam ser ensinados, valores que necessitam serem apontados e vivenciados, assuntos que precisam de sabedoria para ser expostos e conversados ”claramente” entre pais e filhos e isso não acontecem mais, dando a vez aos meninos e meninas buscarem tais informações de forma errada, distorcida, em outros lugares menos casa com seus pais.
Quando foi a ultima vez que declararam “filho eu te amo” seguido de abraço e um elogio? Quando foi a ultima vez que sentaram na beira da cama para perguntar “como foi seu dia hoje”, “como esta você”, “me conta as novidades”, ou seja, qual a ultima vez que se mostrou ser amigo de seus filhos, qual ultimo assunto que ensinou a eles e usou exemplos de suas experiências, muitas vezes essa atitude é trocada por coisas matérias, porem temos que entender que o verdadeiro afeto entre em relação não pode ser trocados por atitudes em bens palpáveis, essa construção de  amizade  com os filhos  é adquirida com amor, atenção, troca de confiança, compreensão, exortação, pois quem ama corrigi e acima de tudo cultiva diariamente  todas essas manifestações.
A família é a primeira instituição divina criada por Deus e registrada em sua Palavra, família é um projeto sublime e que precisamos atentar para seus valores a ser vividos e protegidos por pais e mães, que obtiveram a graça para gerar descendentes e assim constituir sua família, pais não deem ou não transfiram seus papeis para nenhum outro, antes peçam a Deus sabedoria, graça e unção para criarem seus filhos em amor, compartilhando toda sua atenção, seu tempo, buscando serem melhores amigos inseparáveis, até naquele momento quando discordam de ideais e desejos, amem ardentemente a herança que Deus vos presenteou, façam com que seus filhos tenham orgulho de tê-los como pais e assim acharem em vós mesmos uma referência, um apoio e alicerce onde eles podem confiar.
Sentir em meu coração, após algumas devocionais na Palavra de Deus em escrever esse artigo em meu blogger após compartilhar com minha esposa decidir escrever e tornar público, pois tenho a esperança que vidas sejam edificadas e tocadas pelo Espirito Santo de Deus em rever suas atitudes e sendo confrontados por essa realidade estampada em muitos lares, minha oração ao Senhor Jesus é que pais e filhos cada vez mais se amem, se respeitem, admirem-se um ao outro, e cresçam como família tementes a Deus buscando viver os princípios de Deus e instruções que Ele deixou para um viver melhor.

Deixo alguns textos para reflexão dos leitores e seguidores:

Efésios Cap. 1 Vers. 4
“Pais, não irritem seus filhos; antes criem-nos segundo a instrução e o conselho do Senhor” 
Efésios Cap. 1 Vers. 1-3
“Filhos, obedeçam a seus pais no Senhor, pois isso é justo.
Honra teu pai e tua mãe", este é o primeiro mandamento com promessa:
para que tudo te corra bem e tenhas longa vida sobre a terra"

1 Pedro Cap. 5 Vers. 8
“Da mesma forma jovens, sujeitem-se aos mais velhos. Sejam todos humildes uns para com os outros, porque "Deus se opõe aos orgulhosos, mas concede graça aos humildes". 

Lucas Cap.1 Vers. 17
“E irá adiante do Senhor, no espírito e no poder de Elias, para fazer voltar o coração dos pais a seus filhos e os desobedientes à sabedoria dos justos, para deixar um povo preparado para o Senhor" 

Que o Senhor Jesus abençoem a todos e que a benção Dele seja sobre seu lar.




ATT: VINNY E MILLA

Nenhum comentário:

Postar um comentário